08 jun, 2018 - 14:33 • Pedro Mesquita
O preço combustíveis deve cair na próxima semana dois cêntimos por litro, tanto na gasolina simples como no gasóleo simples.
O presidente da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (APETRO), António Comprido, diz à Renascença que há "um potencial para alguma redução" dos preços.
"Não posso quantificar a descida porque as empresas são livres para praticarem os preços que entenderem. O que posso dizer é que a evolução da cotação dos produtos refinados sofreu uma descida ao longo da semana e isso normalmente reflete-se na semana seguinte. Há um potencial para alguma redução", declara.
António Comprido desmente, entretanto, noticias que sugerem que as petrolíferas tenham aumentado as margens de lucro: "Não corresponde à realidade. Num momento em que o preço desce, em termos percentuais, naturalmente que qualquer elemento pesa mais, porque é um valor mais ou menos fixo. O que o relatório da Autoridade da Concorrência diz é que tem havido estabilidade nas margens."
"Não há margens excessivas. Não representa mais do que 10% do valor final do preço do produto, pouco mais do que isso. Mesmo que as companhias abdicassem das suas margens, o consumidor ia beneficiar de uns poucos cêntimos de redução", reforça o presidente da APETRO.