23 jul, 2018 - 19:27
Parece um multibanco normal, mas cobra taxas como se o cliente estivesse a levantar dinheiro no estrangeiro. As máquinas da rede Euronet Worldwide estão espalhadas por Portugal e há cada vez mais pessoas a serem surpreendidas pelos valores cobrados.
Uma coisa são as caixas multibanco e até as ATM Express, geridas pela SIBS - Sociedade Interbancária de Serviços, e outra são as caixas Euronet, que são de uma empresa fundada na Hungria, em 1994. Está a operar em Portugal desde 2015 e encontra-se em 165 países.
A Euronet aposta em zonas de maior afluência turística, como Lisboa, Porto e Algarve. As máquinas amarelas e azuis, permitem três tipos de operações: transferências, sistema de pré-pagamentos e levantamentos superiores a 20 euros.
O que se passa é que os clientes nacionais, que estejam mais distraídos, podem usar o cartão bancário que tem função de crédito e débito nas caixas Euronet, ou seja, é o mesmo que levantar dinheiro lá fora.
O cartão assume apenas a função de crédito. O cliente fica sujeito ao pagamento de comissões e pode nem sequer ter qualquer aviso. Só sabe dias mais tarde quando vai consultar o saldo e movimentos da conta.
Há queixas de clientes surpreendidos?
Pelo menos no Portal da Queixa, que é uma rede social de consumidor, basta fazer uma pesquisa por Euronet e aparecem já muitas reclamações.
Um utilizador conta que foi levantou 100 euros num ATM do Aeroporto de Lisboa e pagou oito euros de taxa, sem aviso de qualquer despesa associada.
Outro cliente levantou 250 euros e pagou 15,5 euros de taxa. Refere que não recebeu qualquer talão nem informação de taxa adicional.
Há mesmo um caso recente, de sexta-feira, dia 20, em Tavira, de um levantamento de 20 euros e uma taxa de 3,99 euros. O cliente pede a devolução da taxa, que considera um roubo.
O que diz a SIBS?
A SIBS, que gere a rede das caixas multibanco e tem uma rede também a pensar nos turistas, a ATM Express, esclarece que os seus procedimentos são diferentes.
Explica que os clientes podem utilizar, sem encargos, a rede de caixas multibanco e rede de caixas ATM para fazer as habituais operações bancárias.
Em comunicado enviado à Renascença, a SIBS refere que em Portugal, de acordo com uma lei de janeiro de 2010, está proibida a instituições de crédito a cobrança direta de encargos pela prestação de serviços de pagamento e pela realização de operações em caixas automáticas, pelo que a Rede Multibanco, incluindo a ATM Express, não cobra qualquer encargo direto aos seus utilizadores.
A SIBS refere ainda que, actualmente, há duas redes de ATM a operar em Portugal, a rede Multibanco, com a ATM Express; e a rede Euronet, gerida pela empresa Euronet WorldWide.
O comunicado esclarece que não existe qualquer ligação entre a SIBS e a Euronet.
A Renascença pediu também esclarecimentos à empresa Euronet, através do contacto email disponibilizado no site. Aguardamos resposta.