Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Alterações no IMI à vista. Coeficientes de localização atualizados

30 jan, 2019 - 07:57

Efeito não será automático, mas, havendo uma avaliação, pode fazer subir ou descer o valor dos prédios e o IMI a pagar.

A+ / A-

As Finanças vão atualizar os coeficientes de localização das casas para o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

Escreve o “Negócios” que os peritos vão rever os coeficientes de localização que servem de referência para o cálculo do valor patrimonial tributário dos imóveis.

O efeito não será automático, mas, havendo uma avaliação, pode fazer subir ou descer o valor dos prédios e o IMI a pagar.

Segundo o jornal, na passada semana o Fisco arrancou com mais uma revisão do zonamento para efeitos de determinação do Valor Patrimonial Tributário dos imóveis urbanos. Ou seja, o país vai ser passado a pente fino: Cada localidade vai ser divida em zonas homogéneas, vão ser reavaliados os coeficientes de localização relativos a cada uma delas.

Estes coeficientes são depois um dos elementos usados para definir qual o valor fiscal sobre o qual deve incidir o IMI que os proprietários pagam anualmente.

O Código do IMI prevê que as Finanças façam revisões dos coeficientes de localização de três em três anos, mas a primeira foi feita em 2005.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    30 jan, 2019 évora 11:36
    As alegadas baixas de impostos são uma farsa , pois nenhuma habitação irá pagar menos IMI , e pelos vistos haverá aumentos brutais anuais .Contudo , é de estranhar aumentos de coeficientes de localização onde antes existiam serviços públicos e hoje estão encerrados , como CTT , bancos ... etc.

Destaques V+