04 jun, 2019 - 00:38 • Redação
A Universidade Católica Portuguesa (UCP) vai estabelecer, esta terça-feira, uma parceria com a Cisco para integração de soluções tecnológicas inovadoras no seu Campus e programas de investigação e inovação.
O objetivo desta aliança é desenvolver “um novo Smart Campus 4.0, pioneiro em Portugal, que inclui um centro de inovação, integrando o programa de desenvolvimento de software Cisco DevNet e o Cisco Networking Academy para formação e desenvolvimento em competências digitais”, refere a UCP, em comunicado.
O “Campus do Futuro” proporcionará a toda a comunidade académica” tecnologia de vanguarda para o desenvolvimento de competências técnicas e empreendedoras”.
“A UCP irá utilizar, ainda, o currículo do programa de Networking Academies da Cisco para o desenvolvimento de conhecimento e adoção de tecnologia inovadora no incentivo de atividades empreendedoras dos alunos, através da sua participação em experiências piloto nas áreas de IoT, Indústria 4.0 e Cibersegurança.”
A reitora da Universidade Católica, Isabel Capeloa Gil, destaca que esta parceria com a Cisco “demonstra a ambição partilhada de desenvolver práticas educativas e curriculares envolvendo competências digitais, e de utilizar a digitalização para o benefício dos nossos estudantes”.
“Este é um passo importante no nosso desenvolvimento tecnológico e perfil internacional. O novo Campus oferece um espaço atrativo e inovador para os alunos e professores, que contribui para a atração de talento para Portugal”, sublinha.
Antonis Tsiboukis, da Cisco Portugal, considera que a “partilha de conhecimento e programas de inovação irá criar a oportunidade para os alunos evoluírem num mundo digital e contribuir para fazer de Portugal uma referência no Ensino Superior".