Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Christine Lagarde assume a presidência do BCE

01 nov, 2019 - 13:38

A francesa que esteve à frente do FMI substitui Mario Draghi, que esteve à frente do Banco Central Europeu durante oito anos. É a primeira mulher no cargo.

A+ / A-

A ex-diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, assume esta sexta-feira a liderança do Banco Central Europeu (BCE), sucedendo a Mario Draghi.

Christine Lagarde é a primeira mulher a assumir a presidência do BCE, depois de ter sido também a primeira mulher na liderança do FMI.

Antes de Mario Draghi, o BCE teve como presidentes o francês Jean-Claude Trichet e o holandês Wim Duisenberg, que foi o primeiro presidente da instituição.

Foi em 16 de julho que Lagarde apresentou a demissão do cargo de diretora-geral do FMI, com efeito em 12 de setembro, e o Conselho Executivo aceitou o pedido, elogiando a sua “excecional” administração e liderança “inovadora e visionária”.

Na quarta-feira, a nova presidente do BCE defendeu políticas sobre taxas de juros baixas como forma de apoio às empresas, em vez de pagamentos mais elevados à poupança.

Questionada pela RTL sobre os efeitos negativos das taxas de juro próximas do zero sobre a remuneração da poupança, Lagarde interrogou: “O que teria acontecido se o BCE tivesse feito o contrário?”.

No que toca a políticas futuras, Lagarde não quis pronunciar-se porque, justificou, precisa de “recursos e tempo” para definir as medidas.

Na opinião de economistas contactados recentemente pela agência Lusa, as medidas anunciadas por Mario Draghi em setembro facilitaram o trabalho a Christine Lagarde, que recebe do italiano um legado “exigente”, mas mais “leve” do que dos anteriores presidentes do BCE.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+