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Web Summit 2019

Nokia anuncia criação de "centro de excelência" em Portugal

06 nov, 2019 - 17:37 • José Carlos Silva com Lusa

Centro de tecnologias de informação vai envolver contratação de mais de 100 profissionais, a juntar aos 2.000 que a empresa finlandesa já tem contratados em Portugal.

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A Nokia anunciou esta quarta-feira que vai criar um centro de excelência em IT (tecnologias de informação) em Portugal, um investimento que envolverá a contratação de mais de 100 profissionais.

O anúncio foi feito na Web Summit, em Lisboa, na presença do primeiro-ministro, António Costa, no ‘stand’ da StartUP Portugal.

De acordo com a diretora executiva de Informação da Nokia, Ursula Soritsch-Renier, o talento dos recursos humanos disponíveis em Portugal foi a razão para a empresa escolher esta localização para o seu novo centro de excelência.

Ao seu lado, Costa garantiu que há mais multinacionais para além da Nokia a procurar Portugal pela mão de obra qualificada disponível no mercado, como é o caso da Google, da Microsoft ou da Siemens.

Ursula Soritsch-Renier adiantou ainda que a empresa vai apostar no desenvolvimento de mais recursos na área da Inteligência Artificial e que espera uma "boa cooperação entre Portugal e a Nokia".

Neste momento, a empresa está à procura de funcionários para cargos de "solution owners", "solution architects", "software developers" e gestores de produto e projeto. Atualmente, a empresa tem cerca de 2 mil funcionários em Portugal.

Após o anúncio, o primeiro-ministro congratulou-se com a criação daquele centro da empresa de telecomunicações e tecnologia finlandesa em Portugal.

Num comunicado enviado às redações, a Nokia esclareceu que “o centro de excelência de Portugal vai desempenhar um papel à escala global”, agregando experiência em áreas como gestão de clientes, planeamento de recursos empresariais, cibersegurança, ‘big data’, entre outras.

“A empresa prevê integrar profissionais e líderes com três a dez anos de experiência nos próximos meses”, lê-se na mesma nota.

A empresa sublinhou também que a localização geográfica de Portugal, bem como o fuso horário, que “permite atender às necessidades da empresa a nível global”, foram igualmente fatores preponderantes para a sua decisão.

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