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OE 2020

Governo agrava tributação no diesel e alivia para veículos elétricos e para empresas

16 dez, 2019 - 19:13 • Sandra Afonso

Mantém-se ainda o adicional ao IUC, aplicado aos automóveis a diesel. É um extra, criado no OE de 2014, que seis anos depois continua a ser cobrado. Começa em pouco mais de 5 euros e chega quase aos 69 euros.

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Os carros de serviço, até 27.500 euros, passam a pagar a taxa mais baixa das tributações autónomas, em IRC, 10%. A partir desse valor, são tributados a 27,5%. Acima de 35 mil euros, a taxa passa a ser de 35%.

Os veículos movidos a GPL perdem direito à redução que têm agora. Já as reduções para os veículos movidos a gás natural (GNV) mantêm-se - as taxas são, respetivamente, de 7,5 %, 15% e 27,5%.

Há também alterações nos escalões no caso dos veículos híbridos. Compras até 27.500 euros vão pagar uma taxa de 5%, entre 27.500 euros e 35.000 euros pagam 10%.

Os carros elétricos para empresas continuam isentos de taxas, em qualquer dos escalões.

As empresas podem ainda abater no IRC a totalidade do IVA suportado no carregamento de elétricos e híbridos.

Já era possível deduzir 50% do IVA do gasóleo, mediante algumas condições. No entanto, a partir de 2020 a medida é também alargada, a 100%, ao IVA pago com a aquisição de energia para o carregamento das baterias.

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