16 mar, 2020 - 17:29 • Luís Aresta
Perto de 92 mil portugueses já tinham assinado, esta segunda-feira, uma petição pública online, em que é reclamada a suspensão das cobranças dos serviços de água, luz e gás, bem como de prestações ou rendas com habitações, durante o período de quarentena/isolamento por causa da pandemia de Covid-19.
O documento faz notar que se vive "um situação inesperada, que exige medidas imediatas, tais como a quarentena" e que "são várias as famílias que terão dificuldades acrescidas em cumprir com o pagamento das suas habitações, assim como de serviços básicos de água, luz e gás".
A petição sublinha que as famílias não estão em casa por opção própria, mas por força de uma situação que acarreta acréscimo de gastos e diminuição nas remunerações.
A EDP Comercial anunciou esta segunda-feira a suspensão dos cortes de energia.
"Em resposta aos últimos desenvolvimentos da semana passada e do fim de semana, a EDP Comercial decidiu suspender todos os cortes de energia agendados para esta semana, sendo esta uma medida que deverá ser mantida no decurso das próximas semanas", diz a empresa, em comunicado.
[notícia atualizada]
Tem dúvidas sobre o coronavírus? Deixe-nos as suas perguntas aqui e os especialistas de saúde pública respondem em antena e no digital da Renascença.