26 mar, 2020 - 16:46 • Cristina Nascimento
O Governo esclarece que o apoio financeiro prestado a quem tem filhos menores de 12 anos só vai ser prolongado para o período das férias da Páscoa para as famílias com menores inscritos em creches.
A explicação foi dada pela ministra da Presidência do Conselho de Ministros, na conferência de imprensa após a reunião do Governo.
“Nas creches, não havendo lugar a férias no período normal, quem tenha filhos inscritos em creches que tenham sido encerradas, pode continuar a beneficiar da prestação extraordinária”, esclareceu Mariana Vieira da Silva.
Nesta mesma conferência de imprensa, o Executivo anunciou ainda que este apoio financeiro vai ser alargado a quem tem ascendentes cujos lares tenham sido encerrados, no âmbito das medidas tomadas para impedir o avanço do surto de coronavírus.
Em meados de março, o Governo anunciou que durante o período de suspensão das atividades letivas devido à epidemia de Covid-19, um dos pais de crianças até 12 anos tem direito a ficar em casa com falta justificada e pagamento de 66 % do seu vencimento.
Entrada em vigor do Orçamento para 2020 permite ao(...)
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, já infetou perto de 490 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 22 mil. Há ainda mais de cem mil pessoas recuperadas.
Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo (180 países), o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.
O continente europeu é aquele onde está a surgir atualmente o maior número de casos: Espanha e Itália são os países com mais vítimas mortais - 7.503 e 4089, respetivamente.
Em Portugal há pelo menos 3.544 infetados e 14.994 pessoas estão em vigilância pela autoridades de saúde.