Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Covid-19

China regista a maior contração na economia desde 1970

17 abr, 2020 - 06:10 • Lusa

O Produto Interno Bruto (PIB) caiu 6,8% nos primeiros três meses do ano.

A+ / A-

Veja também:


No primeiro trimestre deste ano, a China sofreu a pior contração económica desde a década de 1970, após ter paralisado durante quase dois meses na sequência das medidas de prevenção para travar a epidemia de Covid-19.

A economia chinesa, a segunda maior do mundo, contraiu 6,8%, em termos homólogos, e a queda acentuada no consumo e atividade fabril sugerem que a recuperação será mais longa e difícil do que se previa.

O novo coronavírus surgiu em dezembro de 2019 na cidade chinesa de Whuan, uma das primeiras a ser isolada, a que muitas outras se seguiram.

Wuhan, uma cidade fantasma. Português descreve “cenário assustador” no epicentro do coronavírus
Wuhan, uma cidade fantasma. Português descreve “cenário assustador” no epicentro do coronavírus

Ao nível global, a pandemia criada pelo novo coronavírus já provocou mais de 146 mil mortos e infetou mais de 2,1 milhões de pessoas. Mais de 465 mil doentes foram considerados curados.

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa quatro mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+