25 mai, 2020 - 16:59 • Dina Soares
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O Governo alemão e a administração da Lufthansa chegaram a acordo relativamente à ajuda de Estado que a companhia aérea alemã vai receber para fazer face às perdas registadas com os efeitos da pandemia da covid-19. Sao 9 mil milhões de euros.
O ministro alemão das Finanças, Olaf Scholz, já veio dizer que o acordo representa uma boa solução, “que tem em conta tanto as necessidades da empresa como dos contribuintes”.
Esta ajuda, explicou o ministro, será limitada no tempo. "Quando a companhia se reerguer, venderemos a participação pública, esperemos que com algum lucro que nos ajude a responder a muitos outros pedidos de ajuda.”
Num comunicado conjunto dos ministérios das Finanças e da Economia, os dois governantes sublinham que a Lufthansa era uma empresa saudável antes do surgimento da pandemia e apresenta boas perspetivas de futuro.
Em cima da mesa está um plano de resgate que prevê que a Lufthansa receba um resgate de cerca de 9 mil milhões de euros em troca de uma participação de 20% na empresa. Uma verba que chegará com algumas exigências. O Governo impôs a suspensão do pagamento de dividendos e restrições às remunerações dos quadros superiores e do Comité de Supervisão.
Governo alemão com estatuto de maior acionista
Esta participação deverá dar ao Estado alemão um lugar no conselho de administração da Lufthansa, o que não lhe permite bloquear as principais decisões tomadas pela administração da empresa.
Este foi, aliás, um dos fatores que pesaram nas negociações, assim como as questões relacionadas com a situação dos cerca de 138.000 empregados da companhia aérea e empresas subsidiárias.
O acordo está agora dependente da aprovação da Comissão Europeia.
Um dos pontos mais sensíveis será o calendário em que o Estado alemão teria de vender a posição que agora vai adquirir.
As ações da Lufthansa reagiram em forte alta a esta notícia, registando um ganho de 6%. E a empresa já marcou para junho a reabertura de 106 destinos, entre os quais Portugal.
A situação difícil da companhia aérea alemã é comum a companhias de todo o mundo. Em Portugal a TAP poderá receber um apoio público acima de mil milhões de euros.