Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Elisa Ferreira diz que "Centeno foi um ministro muito competente em momentos difíceis"

10 jun, 2020 - 00:36 • Lusa

Comissária europeia deixa elogios a Mário Centeno, ministro demissionário das Finanças.

A+ / A-

A comissária europeia indicada por Portugal, Elisa Ferreira, considera que Mário Centeno foi um "ministro muito competente em momentos difíceis" e que "serviu bem a Europa enquanto presidente do Eurogrupo".

"Mário Centeno foi um ministro das Finanças muito competente em momentos difíceis, serviu bem a Europa como Presidente do Eurogrupo", afirmou a comissária europeia da Coesão e Reformas, num tweet ao princípio da noite.

Segundo Elisa Ferreira, que era vice-presidente do Banco de Portugal até ao momento de ser indicada para comissária europeia, no verão de 2019, "nos últimos anos, [Mário Centeno] provou que é possível relançar o crescimento e reduzir o défice e a dívida pública".

No tweet, a comissária defende ainda "é necessária uma combinação de políticas favorável ao crescimento e equilibrada do ponto de vista social para a recuperação da Europa", num derradeiro comentário à demissão do ministro das Finanças e ainda presidente do Eurogrupo, anunciada hoje pelo primeiro-ministro.

A demissão de Mário Centeno e a sua substituição por João Leão, até agora secretário de Estado do Orçamento, foi conhecida ao final da manhã de hoje.

Minutos depois da divulgada a notícia, o Presidente da República colocou uma nota na sua página oficial na Internet para informar que aceitou as propostas do primeiro-ministro de exoneração de Mário Centeno, a seu pedido, e da nomeação de João Leão, a quem dará posse na próxima segunda-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+