15 jun, 2020 - 19:28 • Ana Carrilho
Com menos turistas estrangeiros devido à Covid-19 e as medidas de segurança que a pandemia impõe, a aposta, este ano é nos turistas nacionais. Esta segunda-feira, o Turismo de Portugal apresentou a nova campanha, protagonizada por estrangeiros. E com a ajuda do clássico dos Platters, “Only You”, cantado em português com sotaque.
O filme da campanha #TuPodes, com dois minutos e 40 segundos, faz apelo às emoções. Londres, Paris, Madrid, Nova Iorque ou o Rio de Janeiro são os cenários por onde se movem os protagonistas, turistas estrangeiros, apaixonados por Portugal e que sonham cá voltar, assim que for possível. Pelo meio, as paisagens de um país que, por enquanto, lhes está interdito.
O clássico “Only You”, dos Platters, transforma-se num “Só tu” cantado em português, com sotaque espanhol, francês, britânico, americano ou carioca. E no convite a que os portugueses conheçam e desfrutem – como eles já fizeram – do Melhor Destino do Mundo: Portugal. Cinco estrangeiros apelam aos portugueses para que se deixem contagiar pela vontade de explorar sons, sabores, paisagens, património e as gentes de Portugal.
Esta campanha de promoção do Turismo Interno envolve um investimento de dois milhões de euros e vai estar em exibição até ao fim do ano.
Numa segunda fase, serão os profissionais do turismo a convidar os portugueses para experienciar a sua oferta: uma visita guiada a um museu, uma aula de surf, um passeio num parque natural, a descida de um rio, uma caminhada na montanha, atividades numa quinta ou enoturismo. #TuPodes visitar o teu mar, o teu património, a tua cultura, a tua gastronomia, são algumas das mensagens que os profissionais vão deixar aos portugueses.
No início de julho também estará disponível uma plataforma digital de suporte à conversão da campanha nacional e das campanhas regionais, agregando uma oferta diversificada das inúmeras experiências turísticas em todo o país.
Com muito menos estrangeiros, este ano, o setor turístico, pelo menos no arranque pós-pandemia, depende da resposta nacional. O ano passado, os portugueses representaram 40% do total de hóspedes.
O setor do turismo emprega cerca de 400 mil trabalhadores, representa 14,6% do PIB e é a principal atividade económica exportadora. É responsável por mais de 50% das exportações de serviços e quase 20% das exportações de bens e serviços.
Na apresentação da campanha #TuPodes, o primeiro-ministro, António Costa, convidou os portugueses a fazer férias “cá dentro” aproveitando o privilégio de visitarem ou redescobrir o país que por três anos consecutivos (2017, 208 e 2018) foi considerado o melhor destino turístico do mundo.