02 set, 2020 - 19:46 • Lusa
O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) afirmou esta quarta-feira, numa comunicação enviada aos trabalhadores, que o Boston Consulting Group (BCG), encarregado da reestruturação da TAP, ainda não apresentou dados objetivos sobre o processo.
"Os consultores não apresentaram qualquer estratégia ou caminho para o futuro. Como fizemos questão de esclarecer, só é possível dar qualquer contributo quando nos forem apresentados os dados objetivos em que a reestruturação pretende assentar", pode ler-se numa comunicação a que a Lusa teve acesso, depois de uma reunião com o BCG e com Miguel Malaquias, assessor do presidente do Conselho de Administração da TAP, Miguel Frasquilho.
O sindicato afirma que "estranhamente" apenas foram solicitados "'inputs' [contributos] genéricos para o futuro da empresa", acabando o SNPVAC por solicitar números à administração da companhia aérea.
Reestruturação da TAP
Bloco de Esquerda exige ao Governo que trave despe(...)
"Remetemos um ofício ao presidente do Conselho de Administração em que requeremos um conjunto de dados (já repetidamente solicitados e nunca remetidos pela empresa) que se afiguram essenciais para o real enquadramento das soluções a aplicar", pode ler-se na comunicação do SNPVAC aos seus associados.
Os representantes dos trabalhadores da TAP salientaram ainda, na reunião, "o descontentamento da classe pelos atropelos à lei e ao AE [Acordo de Empresa] que durante o período pandémico foram infligidos aos tripulantes de cabine e que se continuam a verificar".
O sindicato considera mesmo que "já se iniciou uma reestruturação" transversal a toda a classe, devido ao "não pagamento da garantia mínima no período de suspensão do contrato de trabalho" ou ao "congelamento das progressões e evoluções salariais".
O SNPVAC releva ainda situações de "tripulantes que foram ultrapassados e não efetivaram" e de "não renovação dos contratos de trabalho a termo".
Covid-19
Companhia aérea vai aderir ao regime de apoio extr(...)
A estrutura representativa dos trabalhadores insistirá, junto da administração, para que, com urgência, “transmita as principais diretrizes, cenários e objetivos do plano de reestruturação", pode ler-se na comunicação, adiantando também que serão transmitidas preocupações à tutela.
A Boston Consulting Group foi a consultora selecionada para a elaboração do plano de reestruturação da TAP, anunciou em 11 de agosto o presidente do Conselho de Administração do grupo, Miguel Frasquilho, numa carta aos colaboradores a que a Lusa teve acesso.
No seguimento da aprovação pela Comissão Europeia de um auxílio estatal à TAP, o grupo aéreo procedeu a uma consulta no mercado para selecionar uma entidade que preste serviços de consultoria, no sentido de auxiliar na elaboração de um plano de reestruturação, a apresentar à Comissão Europeia.
“Queremos que este plano de reestruturação que se irá iniciar seja e se transforme num verdadeiro Plano de Recuperação da TAP”, refere, no mesmo documento, o presidente do Conselho de Administração do grupo TAP.