Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Orçamento do Estado

Bloco exige que Governo faça auditoria a Novo Banco para aprovar Orçamento

12 set, 2020 - 01:38 • Lusa

Catarina Martins considera uma irresponsabilidade o Orçamento de 2021 continuar a prever injeções de dinheiro no Novo Banco.

A+ / A-

O Bloco de Esquerda faz depender a viabilização do Orçamento do Estado do fim das transferências para o Novo Banco e da realização de uma auditoria feita por instituições públicas, adiantou esta sexta-feira a coordenadora do partido, Catarina Martins.

Numa entrevista ao jornal “Expresso”, Catarina Martins considera "uma irresponsabilidade" o Orçamento para 2021 prever continuar a fazer transferências para o Novo Banco, por entender que a gestão do banco "está a lesar o interesse público em milhões e milhões de euros".

"A proposta do BE é esta: não há nenhuma injeção no Novo Banco e faz-se uma auditoria com uma comissão pública com vista ao processo de denúncia do contrato com a Lone Star", disse Catarina Martins, na entrevista ao “Expresso”.

A coordenadora do Bloco de Esquerda considera existirem no Banco de Portugal, na Inspeção-Geral das Finanças e no Tribunal de Contas "técnicos e capacidade para criarem uma comissão para essa auditoria".

Na mesma entrevista ao semanário, Catarina Martins afirma ser "óbvio que o Fundo de Resolução tem de ser demitido", por ter feito "tudo o que a Lone Star queria" e permitir que o Estado seja "roubado em milhares de milhões de euros".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Americo
    12 set, 2020 Leiria 09:07
    Uma irresponsabilidade foi ter vendido o banco "com o pote de dinheiro atrás". É uma sra hipócrita. Na altura não "apoiou" o governo na venda do banco ? Seja intelectualmente honesta.

Destaques V+