17 set, 2020 - 16:09 • Lusa
A Global Media chegou a acordo com o grupo Bel, do empresário Marco Galinha, para a sua entrada como acionista da empresa, de acordo com nota interna a que Lusa teve acesso esta quinta-feira.
"Os acionistas da Global Media e o grupo Bel chegaram a acordo para a entrada deste na estrutura acionista da empresa", lê-se na nota.
"Esta parceria, que será formalizada após a conclusão dos devidos procedimentos, visa o relançamento estratégico de um dos principais grupos de referência da comunicação social em Portugal, num momento desafiante para o sector e para o país", refere a Global Media, dona do Diário de Notícias (DN), Jornal de Notícias (JN), TSF, entre outros títulos, sendo ainda acionista da Lusa.
A Global Media Group (GMG) tem como acionistas a KNJ Global Holdings Limited, com 35,25%, José Pedro Carvalho Reis Soeiro, com 24,5%, Olivemedia, Unipessoal, Lda, com 19,25%, o Novo Banco, com 10,5%, e a Grandes Notícias, igualmente com 10,5%.
Em setembro, a Cofina tinha anunciado um acordo co(...)
A administração da GMG é presidida por José Pedro Soeiro, que assumiu o cargo, com o fim do mandato de Proença de Carvalho, até à eleição do novo Conselho de Administração.
O grupo Bel, que apresentou uma proposta de compra da Media Capital em abril, foi fundado em 2001 por Marco Galinha e tem atividades em vários setores, entre os quais máquinas de 'vending' (máquinas de venda automática) e aeronáutica, e entrou nos media em 2018, através do Jornal Económico.
O empresário Marco Galinha, natural de Rio Maior e sétimo de oito irmãos, é presidente executivo e presidente do Conselho de Administração do grupo Bel, que fundou em 2001.
Atualmente exerce o cargo de CEO e Presidente do Conselho de Administração do Grupo Bel S.A.
De acordo com informação disponibilizada do 'site' do grupo, Marco Galinha viveu a sua infância e adolescência na vila da Benedita, concelho de Alcobaça, e "desde cedo que se destacou na prática de desporto de alta competição tendo sido Campeão Nacional de Downhill em 1995".
Comunicação Social
José Pedro Soeiro assume o cargo no grupo que deté(...)
Em 1996, entra no Instituto Superior Técnico em Engenharia Informática, "optando por não terminar a licenciatura para fundar, aos 20 anos, a sua primeira empresa – a Bel Network Solutions – dedicada ao desenvolvimento de software".
Em 2007, ingressa na Harvard Business School para se especializar em marketing e gestão.
Há dois anos, além de se tornar acionista da Megafin, detentora do Jornal Económico, com 10%, torna-se, através do grupo Bel, acionista de referência das entidades Active Space Tecnhologies, Active Space Automation e Active Aerogels Lda, dedicadas a áreas de negócio como o espaço e a indústria, é referido no 'site'.
No ano passado, adquiriu Metalúrgica Luso-Italiana, dedicada ao sector da indústria e detentora da marca Zenite, "e consolida a sua posição na área da distribuição com a aquisição da empresa Augusto Duarte Reis".
Marco Galinha foi conselheiro no CES – Conselho Económico Social (2016-2019), vogal na CIP – Confederação Empresarial de Portugal (2016-2019) e vice-Presidente da ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários (2016-2019).
Em 2016, o empresário foi um dos 'tubarões' do programa da SIC "Shark Tank".