29 nov, 2020 - 12:03 • Pedro Mesquita , Marta Grosso
Carlos Veiga Anjos, que em 2009 coordenou a Comissão de Reestruturação da TAP, acredita que os cortes agora previstos viabilizem a companhia aérea. Mas a fórmula traçada já deveria ter sido aplicada, ressalva.
“Eu acredito que resulte uma viabilidade económica, porque isto era uma coisa que a empresa há muitos anos precisava e já devia ter sido feita em 2009, quando eu presidi a essa questão da reestruturação e a que o Governo não deu qualquer seguimento”, começa por dizer à Renascença, neste domingo.
“Nem sequer qualquer resposta. Era ministro o engenheiro Mário Lino”, acrescenta, considerando que quer PS quer PSD estiveram mal nestes últimos anos.
A transportadora admite implementar também cortes (...)
“Escolheram mal os sócios da empresa e agora não deviam ter entrado novamente na empresa”, defende, considerando que o Governo, ao reentrar na TAP, ficou com a criança nos braços, “sem ser reestruturada”.
“Por razões diferentes, quer um Governo quer outro não fizeram aquilo que deveriam ter feito”, conclui.
De acordo as informações que vão sendo conhecidas, o plano desenhado para a companhia aérea prevê o despedimento de 500 pilotos e 750 tripulantes efetivos, a redução em 25% dos salários de todos os funcionários da empresa e a redução da frota para 88 aviões.
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