Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Sardinha em águas ibéricas com recorde dos últimos 15 anos

11 jan, 2021 - 17:39 • Lusa

A “maior concentração” de juvenis foi observada na costa Ocidental Norte de Portugal, indica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

A+ / A-

Os juvenis de sardinha ascenderam a 6.783 milhões em 2020, em águas ibéricas, acima dos 5.452 milhões registados no ano anterior, verificando-se assim o melhor recrutamento de sardinha dos últimos 15 anos, divulgou o IPMA.

“Os resultados obtidos revelaram um aumento da abundância de juvenis (idade 0) de sardinha de 5.452 milhões de peixes (101 mil toneladas) em 2019 para 6.783 milhões em 2020 (136 mil toneladas)”, segundo os dados da campanha de investigação IBERASO920 divulgados pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Este foi assim o melhor recrutamento de sardinha dos últimos 15 anos, sendo que a “maior concentração” de juvenis foi observada na costa Ocidental Norte de Portugal.

Esta campanha, que decorreu entre 9 e 30 de setembro de 2020, realizada pelo IPMA e pelo Instituto Espanhol de Oceanografia (IEO) teve como objetivo estimar a abundância de sardinha na costa Ocidental da Península Ibérica.

Na investigação foram rastreadas cerca de 900 milhas entre Espanha e Portugal, tendo-se realizado 51 operações de pesca.

Conforme explicou o IPMA, as campanhas IBERAS têm como função determinar o recrutamento de sardinha e de biqueirão, bem como caracterizar o ambiente do ecossistema pelágico na costa Ocidental da Península Ibérica.

Este índice de recrutamento pode ser utilizado na avaliação do Conselho Internacional para a Exploração do Mar (CIEM) para o ‘stock’ ibérico da sardinha.

Em 18 de novembro, o Governo espanhol estimou que o recrutamento de sardinha nas águas de Portugal e Espanha deveria atingir 136 mil toneladas em 2020, nível apenas verificado no início do século, tendo por base dados da última campanha de avaliação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+