Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Brexit

Fechado o longo processo de divórcio entre a UE e o Reino Unido

28 abr, 2021 - 09:02 • Redação com Lusa

Acordo de Comércio e Cooperação estabelece o novo quadro de relações entre as duas partes no pós-Brexit.

A+ / A-

O Parlamento Europeu anuncia que ratificou o chamado Acordo de Comércio e Cooperação, que vai regular as relações entre Bruxelas e Londres no pós-Brexit.

O acordo foi aprovado com 660 votos a favor, cinco contra e 32 abstenções numa votação realizada na terça-feira, mas cujo resultado foi anunciado apenas esta manhã, na abertura do terceiro dia da sessão plenária que decorre em Bruxelas.

O Acordo de Comércio e Cooperação pós-‘Brexit negociado entre o Reino Unido e a UE foi concluído em 24 de dezembro de 2020 e começou a ser aplicado provisoriamente em 1 de janeiro, com um prazo para a sua ratificação até à próxima sexta-feira, 30 de abril, para permitir a conclusão da revisão jurídico-linguística do texto e respetiva aprovação pelo Parlamento Europeu.

A votação no hemiciclo teve lugar depois de, em 15 de abril, as comissões dos Negócios Estrangeiros e do Comércio do PE terem finalmente votado a favor do acordo comercial e de cooperação pós-Brexit, abrindo caminho para sua ratificação final.

As comissões parlamentares haviam suspendido a votação em março, em protesto contra as alterações britânicas nos acordos comerciais na Irlanda do Norte, que Bruxelas diz violarem os termos do Acordo de Saída do ‘Brexit’, tendo por isso aberto um processo de infração a Londres.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+