Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Abertas candidaturas para apoios de 10 milhões de euros a painéis solares na agricultura

15 mai, 2021 - 15:28 • Lusa

De acordo com a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, a medida serve para "tornar o setor mais sustentável, mais inovador, mais rentável, sempre atento às questões éticas".

A+ / A-

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, anunciou, este sábado, a abertura das candidaturas ao aviso para a instalação de painéis fotovoltaicos em explorações agrícolas, com uma dotação de 10 milhões de euros.

De acordo com um comunicado do Ministério da Agricultura, o anúncio foi feito durante uma visita à Sociedade Agrícola Monte de São Bento, em Portel, distrito de Évora, que contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Rui Martinho.

A dotação de 10 milhões de euros conta com um apoio que pode chegar até aos 70%. "Contempla uma discriminação positiva para territórios vulneráveis, zonas desfavorecidas de montanha e detentores do Estatuto de Agricultura Familiar", segundo o comunicado.

De acordo com a ministra, citada no texto, a medida é importante para "tornar o setor mais sustentável, mais inovador, mais rentável, sempre atento às questões éticas".

Os painéis fotovoltaicos permitem "aumentar a sustentabilidade ambiental e energética, ao ser possível produzir energia a partir de uma fonte renovável, contribuindo, consequentemente, para mais sustentabilidade socioeconómica e, ainda, para a viabilidade das explorações", segundo Maria do Céu Antunes.

O aviso anunciado este sábado integra a medida "Pequenos Investimentos na exploração agrícola", e contempla um apoio ao investimento que pode ir dos 700 aos 35 mil euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+