22 jun, 2021 - 14:54 • Sandra Afonso , com redação
A Altice Portugal vai avançar com o processo de despedimento coletivo, avançou esta terça-feira à Renascença fonte sindical.
Os representantes dos trabalhadores receberam carta da administração no sentido de avançar com um processo de despedimento coletivo.
A empresa de telecomunicações já confirmou entretanto, em comunicado, "que vai dar início, nas próximas semanas, a um processo de rescisões unilaterais de contratos de trabalho através de um despedimento coletivo".
A Altice diz que o despedimento coletivo vai envolver "menos de 300 funcionários", a quem "será dada a possibilidade de aceitarem condições de saída muito vantajosas quando comparadas às previstas na lei", e está inserido no plano de reorganização da empresa.
"É uma decisão difícil, mas que se afigura como indispensável, essencialmente devido ao contexto muito adverso que se vive no setor das comunicações eletrónicas", argumenta a empresa.
A administração da Altice queixa-se do "ambiente regulatório hostil, a falta de visão estratégica do país, o contínuo, lamentável e profundo atraso do 5G, bem como a má gestão deste dossier, e ainda as múltiplas decisões unilaterais graves da ANACOM e de outras autoridades, sempre com a cobertura da tutela, e que ao longo dos últimos 4 anos destruíram significativamente valor".
"Este contexto reforça e precipita a necessidade de se tomar decisões sempre difíceis, mas que se impõem num mercado desde logo exigente, mas cujo futuro é, no atual momento, cada vez mais incerto, sublinha o comunicado.
Em paralelo ao processo de despedimento coletivo, o presidente executivo da Altice Portugal "anunciou internamente que está a ser considerado um aumento salarial na empresa, de forma transversal, a incluir na revisão do Acordo Coletivo de Trabalho".
O Sindicato dos Trabalhadores do Grupo Altice estava, pelas 14h45 desta terça-feira, reunida com a administração da empresa de telecomunicações.
O anúncio do despedimento coletivo segue-se a um programa de saídas por mutuo acordo, que envolve cerca de 1.100 rescisões com trabalhadores.
A Altice refere, no comunicado enviado à Renascença, que "fez crescer o número de colaboradores diretos nos últimos dois anos em 5.500, totalizando hoje 12.500. Hoje, direta e indiretamente, a Altice Portugal tem 17 mil colaboradores".
[notícia atualizada às 15h42]