Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

​Gabriel Bernardino convidado para liderar a CMVM

04 out, 2021 - 18:48 • Redação

O nome indicado para liderar o regulador do mercado de capitais vai substituir Gabriela Figueiredo Dias, cujo mandato terminou no final de junho.

A+ / A-

Gabriel Rodrigo Tavares Bernardino foi convidado para presidir ao conselho de administração da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). O anúncio foi feito esta segunda-feira pelo Ministério das Finanças.

O nome indicado para liderar a CMVM vai substituir Gabriela Figueiredo Dias, cujo mandato terminou no final do passado mês de junho.

Gabriel Bernardino ocupou, até março deste ano, a liderança da Autoridade Europeia dos Seguros e Pensões Complementares de Reforma (EIOPA).

O Ministério das Finanças pediu “à Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP) o relatório de avaliação curricular e adequação de competências ao exercício de cargo ao qual se aplica o estatuto de gestor público e o estatuto dos membros do Conselho de Administração da CMVM”.

Após o parecer da CReSAP ao nome de Gabriel Bernardino será proposta à Comissão de Orçamento e Finanças da Assembleia da República a respetiva audição.

Gabriel Bernardino é licenciado em Matemática e Mestre em Estatística e Optimização. Iniciou a sua carreia profissional no Instituto de Seguros de Portugal em 1989, tendo ocupado o cargo de Diretor do Departamento de Desenvolvimento entre 2000 e 2007 e de Diretor Geral de Desenvolvimento e Relações Institucionais entre 2007 e 2010.

Em 2007 presidiu o grupo de trabalho Solvência II do Conselho da União Europeia, tendo sido responsável pela negociação da Diretiva Solvência II com os Estados-Membros e o Parlamento Europeu.

Integrou o Comité Europeu dos Supervisores de Seguros e Pensões Complementares de reforma (CEIOPS) em 2006 tendo ocupado o cargo de presidente do Conselho de Administração deste organismo entre 2009 e 2010.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+