Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

OE 2022. Governo prepara aumento de 10 euros nas pensões mais baixas

07 out, 2021 - 09:30 • Cristina Branco com redação

A medida deverá abranger cerca de dois milhões de pessoas.

A+ / A-

O Governo prepara-se para aprovar um aumento extraordinário de 10 euros nas pensões mais baixas, inferiores a 658,2 euros.

A notícia é avançada nesta quinta-feira pelo “Correio da Manhã”.

A medida deverá abranger perto de dois milhões de pessoas. O Governo terá decidido avançar com o aumento como contrapartida para Bloco de Esquerda e PCP aprovarem o Orçamento do Estado.

As reformas acima de 658,2 euros não deverão sofrer qualquer aumento.

Contactado pela Renascença, o Ministério das Finanças recusou fazer qualquer comentário, remetendo para segunda-feira, dia da entrega da proposta de orçamento.

O presidente da Confederação Nacional de Reformados e Pensionistas considera a proposta uma “profunda injusta” por não se estender a todos os escalões. “É urgente a atualização de todas as pensões. Reforçar a Segurança Social para garantir um envelhecimento com dignidade”, sublinha Casimiro Meneses, acrescentando: “Há dinheiro para que se proceda a um aumento justificado, dado que há muitos anos temos as pensões congeladas. Prevê-se um crescimento económico de mais de 4%, pelo que deviam, naturalmente, proceder ao aumento das pensões em, pelo menos 10 euros. Concordamos, mas que haja também o justo e necessário aumento de todas as pensões dos outros escalões”.

António Costa vai estar nesta quinta-feira no Parlamento para um debate sobre política geral, mas que, ao ocorrer quatro dias antes da apresentação do OE, deverá debruçar-se também sobre a recuperação económica do país.

Este será o primeiro debate da presente sessão legislativa com a presença do primeiro-ministro, num momento em que Governo, PCP, PEV, Bloco de Esquerda e PAN ainda estão longe de concluir o processo negocial para a viabilização da proposta de Orçamento do Estado para 2022 – documento que entrará na Assembleia da República na próxima segunda-feira, dia 11.

Costa já se manifestou “otimista” face à aprovação do documento, mas o otimismo foi contestado pelo Bloco de Esquerda e também não parecer ser partilhado pelo PCP.

Em declarações aos jornalistas na Eslovénia, António Costa não só reiterou a sua confiança num acordo, como disse mesmo esperar que este ano não suceda o que aconteceu no ano passado, quando o Bloco de Esquerda “se furtou a contribuir positivamente para o Orçamento, tendo votado ao lado da direita”.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • anibal alves
    30 out, 2021 são bras de alportel 16:12
    Eu gostava de saber se aumento dos reformados veem para janeiro, de 2022. Eu aguardo obrigado
  • João Vaz
    09 out, 2021 Carnaxide 20:06
    ALGUNS QUEIXAM-SE DE AUMENTOS DE DEZ EUROS. Que direi eu, sem aumentos há tanto tempo. Agradeço aumento de 5€ por mês.
  • carlos sousa
    07 out, 2021 aguas santas - maia 13:41
    Concordo que aumentem as pensoes mais baixas, mas isto nao chega para o governo ficar bem na fotografia!!! Deve o governo rever a situaçao de trabalhadores na qual eu me incluo de trabalhar á mais de trinta anos por turnos, no meu caso só noites e a descontar desde os 15 Anos de Idade, tenho 59 anos,e proporcionar que estas pessoas possam reformar-se aos 60 Anos de idade, desde que tenham mais de 40 anos de descontos, e sem cortes!!!
  • Antonio Silva
    07 out, 2021 Porto 12:53
    10 euros... ridiculo, nem um cafe por dia paga... isto só pode ser gozo!!!!!

Destaques V+