07 jan, 2022 - 07:09 • João Carlos Malta
Os portugueses apresentaram. em média, 500 queixas diárias no ano passado, num total de 173 mil. Os números são avançados pelo Portal da Queixa.
Nos últimos oito anos, os números apresentados por esta plataforma têm crescido sucessivamente. Em relação a 2020, a subida foi de 7%.
O Correio, Transporte e Logística; o Serviços da Administração Pública e Comunicações, a TV e Media foram as três categorias com mais reclamações o ano passado.
O ano de 2021, fica ainda marcado pelo aumento das queixas relativas a burlas online, mais reclamações no setor da saúde e também nos serviços públicos.
A provedora, Maria Lúcia Amaral, diz que a pandemi(...)
O Portal da Queixa é a plataforma online que mais recebe reclamações em Portugal.
"Em 2021, o país manteve o dever geral de confinamento. Os meses de março e abril marcaram o levantamento gradual das medidas de confinamento. Em consequência deste primeiro trimestre - dos maiores períodos passados em casa e da crescente adesão dos consumidores às compras online -, as dificuldades na entrega de milhares de encomendas que circularam pelo país foram sentidas em quase todas as empresas que operam neste sector. Assim, a categoria Correio, Transporte e Logística mantém o primeiro lugar de 2020, tendo sido a mais reclamada pelos portugueses", escreve em comunicado o Portal da Queixa.
A partir da Páscoa, o plano faseado de desconfinamento veio permitir a retoma da maioria das atividades. Com o regresso à normalidade das rotinas, no Portal da Queixa verificou-se um aumento de reclamações em categorias como Desporto, Ginásios e Clubes e Cultura, Lazer e Diversão. A análise efetuada indica que no TOP 5 das categorias com maior variação face a 2020 estão: Internet, Sites e Negócios (uma subida de 46%); Construção, Indústria e Manufactura (41%); Desporto, Ginásios e Clubes (37%); Mobiliário, Decoração e Eletrodomésticos (24%) e Cultura, Lazer e Diversão (19%).
Nas categorias com maior taxa de resolução, ainda segundo o Portal da Queixa. destacaram-se: Água, Eletricidade e Gás; Correio, Transporte e Logística, Hiper e Supermercados, Informática, Tecnologia e Som e Comunicações, TV e Media.
Maioria das queixas têm como alvo os prestadores d(...)