10 mai, 2022 - 11:13 • Manuela Pires com Redação
O Orçamento do Estado (OE) para 2022 reforça em 40% a verba para a Autoridade Antidopagem, com o objetivo de promover a integridade desportiva.
Na discussão no Parlamento sobre a proposta de orçamento, esta terça-feira, a ministra dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, que também tutela o Desporto, explicou o propósito do decreto-lei.
"Combater um fenómeno que não deve acontecer no desporto, promovendo assim, também, a integridade desportiva, que me parece absolutamente essencial", salientou.
Ana Catarina Mendes reforçou, ainda, a integração do Laboratório de Análises de Dopagem no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, para Portugal ter, também, "o reconhecimento internacional desta área".
Nas últimas semanas, o doping, em específico no ciclismo, voltou a ser tema de destaque em Portugal, devido a uma megaoperação da Polícia Judiciária, que resultou na detenção do diretor desportivo e do massagista da W52-FC Porto, impedidos de cumprir funções, e levou à constituição de dez ciclistas da equipa como arguidos.