Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Quais os melhores simuladores de preços de energia?

27 mai, 2022 - 11:28 • Lusa

Estudo do regulador analisou sete simuladores do mercado.

A+ / A-

Entre os sete simuladores de preços de eletricidade e gás natural existentes no mercado, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) deu nota positiva ao da Deco, ERSE e Poupa Energia.

Num estudo comparativo realizado por ocasião do Dia Mundial da Energia, que se assinala a 29 de maio, a ERSE analisou os sete simuladores de preços de eletricidade e gás natural existentes no mercado para os consumidores, com base em critérios como independência, transparência, rigor, clareza e atualidade, acessibilidade, facilidade de utilização, configurações de simulação, exaustividade e inovação.

Após avaliação do grau de cumprimento dos critérios, o estudo concluiu que "destacam-se pela positiva os simuladores da Deco, ERSE e Poupa Energia".

No que respeita ao grau de inovação, destacaram-se o Payper e o Poupa Energia, enquanto na apresentação de resultados de forma inovadora destacaram-se o Comparajá, Payper e Poupa Energia.

Adicionalmente, o Poupa Energia oferece ferramentas inovadoras, no que respeita à mobilidade elétrica e autoconsumo, e, no que respeita à mudança de comercializador, com exceção da Deco e ERSE, "todos os demais permitem o contacto direto com o comercializador ou prestador de serviço que assegura a mudança de comercializador", apontou o regulador da energia.

Por outro lado, o ComparaJá destacou-se por ser uma "ferramenta com resultados rigorosos, mas com uma lista limitada de ofertas", o ComparaMais Ferramenta apresentou "resultados imprecisos e com uma lista limitada de ofertas", o Payper revelou-se "inovador e com resultados rigorosos, mas que necessita de dados pessoais para efetuar uma simulação", o Poupa Energia demonstrou ser "independente e transparente, com resultados rigorosos, mas que não apresenta todas as ofertas disponíveis no mercado" e o da Selectra tem "informação desatualizada e imprecisa (junho de 2021)".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+