Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Inflação está nos 8%. É o valor mais alto desde fevereiro de 1993

31 mai, 2022 - 11:00 • Lusa

São dados do INE, em linha com os dados do Eurostat sobre a Zona Euro, que bateu novo recorde.

A+ / A-

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá aumentado para 8,0% em maio, face aos 7,2% de abril, o valor mais alto desde fevereiro de 1993, avançou o Instituto Nacional de Estatística (INE) nesta terça-feira.

De acordo com a estimativa rápida divulgada pelo instituto estatístico, "tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá aumentado para 8,0% em maio (7,2% em abril)".

"Trata-se do valor mais elevado registado desde fevereiro de 1993", sublinha.

Recorde na Zona Euro

A taxa de inflação homóloga atingiu um novo máximo de 8,1% em maio, segundo uma estimativa rápida divulgada nesta terça-feira pelo Eurostat.

A taxa de inflação homóloga de maio compara-se com os 7,4% de abril e a subida deve-se, principalmente, ao aumento dos preços da energia (39,2%), seguindo-se o setor da alimentação, álcool e tabaco (7,5%), o dos bens industriais não energéticos (4,2%) e o dos serviços (3,5%).

A taxa de inflação na zona euro e UE tem vindo a acelerar desde junho de 2021, puxada pela subida dos preços dos combustíveis, e a atingir valores recorde desde novembro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+