27 jun, 2022 - 09:16 • Lusa
Rússia entrou em incumprimento pela primeira vez em 100 anos, uma vez que o período de carência para o pagamento de quase 100 milhões de dólares em juros sobre a sua dívida soberana expirou, informou a Bloomberg.
O período de tolerância de 30 dias para os credores de Moscovo receberem o pagamento expirou no domingo.
Segundo a agência de notícias económica, esta situação é considerada um evento de suspensão de pagamentos e é o "culminar das sanções ocidentais cada vez mais severas (contra a Rússia pela sua "operação militar especial" na Ucrânia) que têm bloqueado os canais de pagamento aos credores estrangeiros".
"É um sinal sombrio da rápida conversão do país (Rússia) num pária económico, financeiro e político", disse a agência.
Presidente russo defende que estamos a viver o fim(...)
O G7 revelou que quer avançar com um novo pacote de ações coordenadas destinadas a aumentar a pressão sobre a Rússia por causa da sua guerra na Ucrânia, à medida que finalizarem os planos para um limite de preço do petróleo russo, disse esta segunda-feira um alto funcionário norte-americano.
Os líderes do Grupo das Sete Democracias ricas também assumirão um "compromisso de segurança sem precedentes e a longo prazo para fornecer à Ucrânia apoio financeiro, humanitário, militar e diplomático enquanto for necessário", incluindo o fornecimento atempado de armas avançadas, disse a Casa Branca numa nota informativa.