Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Espanha. Inflação de 9% em setembro com maior aumento dos alimentos desde 1994

14 out, 2022 - 10:11 • Lusa

No mês anterior, o valor tinha sido 10,5%.

A+ / A-

Os preços subiram 8,9% em Espanha em setembro, comparando com o mesmo mês de 2021, menos 1,6 pontos do que em agosto, apesar do maior aumento dos alimentos desde 1994, segundo dados oficiais revelados esta sexta-feira.

Em agosto, a inflação (variação dos preços comparando com o mesmo período do ano anterior) tinha sido 10,5%.

Para esta moderação do crescimento dos preços em setembro contribuíram os preços da electricidade, atendendo ao aumento que tinham tido em setembro de 2021; e os transportes, porque baixaram os preços dos combustíveis quando há um ano tinham aumentado, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE) espanhol.

No entanto, os preços dos alimentos e das bebidas não alcoólicas subiram 14,4%, mais seis décimas do que em agosto e o maior aumento registado desde janeiro de 1994.

O INE espanhol destaca, neste grupo, o aumento dos preços dos legumes e hortaliças, leite, queijo, ovos e carne. Sem os preços dos alimentos não elaborados e da energia (inflação subjacente), a variação dos preços em setembro foi 6,2%, menos duas décimas do que em agosto.

Este é o segundo mês consecutivo de moderação da inflação em Espanha, que esteve sempre a aumentar desde fevereiro de 2021, com exceção de abril deste ano, quando se moderou 0,5 décimas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+