Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Aprovado aumento do salário mínimo a partir de janeiro

15 dez, 2022 - 14:31 • Ricardo Vieira

Salário mínimo nacional sobe de 705 para 760 euros. São mais 55 euros em tempo de escalada da inflação, que se "traduzem no maior aumento absoluto de sempre", diz a ministra do Trabalho.

A+ / A-

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira o aumento do salário mínimo nacional de 705 para 760 euros.

A atualização do salário mínimo em 55 euros entra em vigor no dia 1 de janeiro de 2023, indica a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, em conferência de imprensa.

"Traduz o maior aumento absoluto de sempre do salário mínimo nacional, um aumento de 7,8% do salário mínimo, sublinhou.

O objetivo do Governo é chegar aos 900 euros em 2026, "o que permitirá que desde 2015 teremos um aumento de 78% do salário mínimo em Portugal".

O Conselho de Ministros também aprovou esta quinta-feira o novo apoio excecional de 240 euros para famílias pobres e detalhou a medida.

O apoio excecional para famílias vulneráveis de 240 euros, que será pago a partir de 23 de dezembro, que vai abranger um milhão e 37 mil agregados familiares.

O apoio será pago a todas as famílias vulneráveis que já tiveram um apoio excecional do governo para compensar e apoiar face à evolução da inflação.

As duas medidas do Governo são conhecidas no dia em que o Banco Central Europeu (BCE) anunciou que as taxas de juro vão aumentar 50 pontos base.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+