16 dez, 2022 - 12:04 • Olímpia Mairos
A próxima semana vai trazer más notícias para quem tem um automóvel a gasóleo uma vez que o preço por litro deve subir sete cêntimos. Já a gasolina deve recuar meio cêntimo por litro.
Tendo em conta os valores médios praticados nas bombas à
segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) cada
litro de gasóleo simples deverá passar a custar 1,633 euros enquanto o litro de
gasolina simples 95 deverá custar 1,588 euros.
As previsões, avançadas pelo jornal ECO, têm em conta o regresso aos ganhos de valorização do Brent em particular no final da semana, com uma valorização de 3,22% nos últimos cinco dias. Esta sexta-feira cada barril de Brent foi comercializado a 81,32 dólares/barril.
Apesar da subida e descida previstas convém confirmar o preço nas bombas uma vez que ele depende de cada posto de abastecimento, da marca e da zona onde se encontra.
Mesmo dentro da mesma rede de abastecimento, os preços podem ser muito diferentes de localização para localização.
O Governo não irá atualizar o valor do ISP, mantendo-se em vigor até ao final do mês o desconto aplicado desde dia 5 de dezembro: de 27,3 cêntimos por litro de gasóleo e de 24,7 cêntimos por litro de gasolina.
Também a atualização da taxa de carbono “continua suspensa”.
Em março foi anunciado um “mecanismo semanal de revisão dos valores das taxas unitárias do ISP, que decorrem das variações das receitas correntes do IVA dos combustíveis”. No entanto, na sequência desta medida de apoio ao aumento dos combustíveis, o ISP só tem sido revisto mensalmente.