Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Banco Central Europeu saúda "ação rápida" em relação ao Credit Suisse

19 mar, 2023 - 21:16 • Lusa

Christine Lagarde diz que decisões das autoridades suíças foram "fundamentais para restaurar a ordem" e "assegurar a estabilidade financeira".

A+ / A-

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, saudou hoje a “ação rápida” e as decisões tomadas pelas autoridades suíças em relação ao banco Credit Suisse.

“Saúdo a ação rápida e as decisões tomadas pelas autoridades suíças. Elas são fundamentais para restaurar a ordem nas condições do mercado e assegurar a estabilidade financeira”, disse a presidente numa declaração, disponível na página do BCE.

No depoimento, Christine Lagarde salienta que o setor bancário da zona euro é resiliente, com fortes posições de capital e liquidez.

E acrescenta: “Em qualquer caso, o nosso conjunto de ferramentas políticas está totalmente equipado para fornecer apoio de liquidez ao sistema financeiro da zona euro, se necessário, e para preservar a transmissão harmoniosa da política monetária".

O Presidente da Suíça, Alain Berset, anunciou hoje que o grupo bancário suíço UBS vai comprar o Credit Suisse, considerando que esta é melhor forma de "restaurar a confiança".

O Credit Suisse atravessou uma semana de turbulência, tendo perdido mais de 25% do seu valor em bolsa. Na quinta-feira tornou-se no primeiro banco de grande dimensão à escala mundial a receber uma ajuda pública de emergência desde a crise financeira de 2008.

As negociações que culminaram nesta operação, envolveram, além dos dois bancos, o governo suíço e o banco central.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+