Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Setor da distribuição

Marcas brancas têm mais peso na fatura dos portugueses

26 jun, 2023 - 08:05 • Ana Fernandes Silva

APED fala de mudanças no comportamento dos consumidores. Carne e peixe estão a ser substituídos por ovos e carne de aves.

A+ / A-

As marcas brancas já representam quase metade da fatura nos supermecados em Portugal.

No entender do diretor-geral da Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED) "enquanto a inflação se mantiver, isto é um fenómeno que vai continuar a acontecer".

Os números da consultora Nielsen, revelados esta segunda-feira pelo Diário de Notícias, indicam que as vendas do retalho alimentar cresceram 14,5% nos primeiros cinco meses do ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Quer isto dizer que foram gastos mais 620 milhões de euros do que em 2022.

Gonçalo Lobo Xavier fala das mudanças no comportamento dos consumidores. "Verificamos este aumento das marcas próprias, mas também uma tendência do comportamento do consumidor. Há uma descida bastante significativa no consumo de peixe e de carne, por oposição, há um aumento no consumo de ovos e no consumo de carnes de aves".

De acordo com a consultora as marcas brancas representam agora 44,8% das vendas totais em valor, quando há um ano valiam 39,9%.

Números que no entender do diretor-geral da APED sugerem que o consumidor está cada vez "mais cuidadoso e mais racional, por isso procuram produtos com um preço mais económico".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+