Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Dados do INE

Inflação abranda para 3,4% em junho

12 jul, 2023 - 12:05 • Redação

O abarandamento é explicado, em parte, pelo efeito base do aumento de preços, sobretudo nos combustíveis, registado no ano anterior e também o impacto do "IVA zero", um cabaz de bens alimentares essenciais.

A+ / A-

O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou esta quarta-feira que a taxa de inflação abrandou de 4% para 3,4% no mês de junho.

O barandamento é explicado, em parte, pelo efeito base do aumento de preços, sobretudo nos combustíveis, registado no ano anterior e também o impacto do "IVA zero", um cabaz de bens alimentares essenciais.

"A variação homóloga do IPC [índice de preços no consumidor] foi 3,4% em junho de 2023, taxa inferior em 0,6 pontos percentuais à registada no mês anterior".

O índice relativo aos produtos energéticos voltou a cair em junho. Em maio, os preços da energia abrandaram de -15,5% para -18,8%, em termos homólogos. Os preços da energia estão mais baratos quando comparados com os praticados no ano passado.

Já o índice referente aos produtos alimentares não transformados decresceu de 8,9% para 8,5% em maio.

Por outro lado, o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português terá tido uma subida homóloga de 4,7%. O valor corresponde a uma redução de 0,7 pontos percentuais face ao registado no mês anterior e fica abaixo (em 0,8 pontos percentuais) do valor estimado pelo Eurostat para a Zona Euro.

Este indicador permite comparar a evolução da variação homóloga da inflação com a dos restantes países da União Europeia,

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+