Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Banco de Portugal

Dívida pública continua a descer no segundo trimestre

01 ago, 2023 - 11:32 • João Carlos Malta

O rácio da dívida pública no PIB está a descer há nove trimestres. Mas em termos nominais regista uma ligeira subida em relação aos três meses anteriores.

A+ / A-

O peso da dívida pública no Produto Interno Bruto (PIB) baixou para 111,2% no segundo trimestre do ano, segundo os dados divulgados esta terça-feira pelo Banco de Portugal (BdP).

A redução foi 2,7 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior. Os dados do BdP revelam que esta é a nona descida trimestral do rácio da dívida pública, quando no primeiro trimestre de 2021 a dívida atingiu um máximo desde 2019, de 138,2% do PIB.

No entanto, e segundo o regulador, em termos nominais, a dívida pública continua a subir. Em junho, a dívida pública aumentou 0,1 mil milhões de euros, para 280,1 mil milhões.

Ainda de acordo com o BdP, esta evolução refletiu o aumento das responsabilidades em depósitos (0,3 mil milhões de euros), nomeadamente em certificados de aforro.

Em sentido contrário, ocorreu uma redução dos títulos de dívida (0,2 mil milhões de euros), sobretudo de longo prazo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+