Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Lagarde sobre taxas de juro. "Não dissemos que já chegámos ao pico"

14 set, 2023 - 15:39 • Sandra Afonso

Presidente do Banco Central Europeu admite que decisão de subida de juros não foi unânime, mas de “sólida maioria”.

A+ / A-

O Banco Central Europeu (BCE) subiu esta quinta-feira os juros pela décima vez consecutiva, um aumento de 25 pontos base, para 4,5%, mas rejeita falar em "pico".

Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu, admitiu que não foi uma decisão unânime, mas de uma “sólida maioria”.

Com este aumento, a principal taxa diretora passou para 4,5% e a taxa de remuneração de depósitos do sector bancário subiu para 4%.

No final do concelho de governadores, Lagarde deixou em aberto a manutenção dos juros nas próximas reuniões.

"Consideramos que as taxas de juro diretoras atingiram níveis que, se forem mantidos durante um período suficientemente longo, darão um contributo substancial para o retorno atempado da inflação ao objetivo. As nossas decisões futuras vão assegurar que as taxas de juro se mantêm em níveis suficientemente restritivos, enquanto for necessário”, alertou.

Questionada pelos jornalistas, a presidente do BCE acabou por dizer que os juros podem voltar a subir.

"O que pergunta é se discutimos quanto tempo será necessário... Não, porque, como também dissemos, vai depender dos dados. Também não dissemos que já chegámos ao pico, porque não podemos dizê-lo."

Desde julho de 2022, os juros já subiram 450 pontos base.

A taxa de depósito e a de financiamento são as mais altas da história da Zona Euro e a taxa de cedência de liquidez é a mais alta desde julho de 2008.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Petervlg
    15 set, 2023 Trofa 11:02
    Se ganhasse o que recebem estes políticos, armados em economistas, até poderia colocar a taxa de referência nos 10%. esta Srª Lagarde, não sabe o que esta a fazer e pelos vistos, não sabe nada de nada, é um politico à Português. Apenas estas a engordar os governos e os bancos.
  • António dos Santos
    15 set, 2023 Coimbra 08:06
    Esta incompetente e respetivos governadores dos bancos centrais, deviam ser presos, por os europeus estarem a passar por uma fase tão crítica, por incompetência dos mesmos. Estes parasitas que ganham principescamente e só fazem esterco. TODOS NA RUA JÁ.
  • Anónimo
    14 set, 2023 Lisboa 23:27
    Eu só não escrevo aqui o que se devia fazer a essa senhora (só para não lhe chamar outra coisa) porque depois o meu comentário não seria aprovado.
  • Sara
    14 set, 2023 Lisboa 18:36
    Não dissemos...a pensar nos grandes investidores, as pessoas entregam a casa ao bancos, e estes amigos , esfregam as mãos para um negócio em ascensão..não é a inflação, a largarde a ajudar os amigos bilionários.

Destaques V+