Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Comissão Europeia

Década Digital. Portugal tem de acelerar esforços para cumprir metas

27 set, 2023 - 15:24 • Lusa

No que respeita à rede 5G, a cobertura em Portugal (70%) está abaixo da média da União Europeia (UE 81%).

A+ / A-

Portugal deve acelerar os esforços nos domínios das competências digitais e a digitalização dos serviços públicos, bem como no acesso à rede 5G, recomendou esta quarta-feira a Comissão Europeia no âmbito das metas da Década Digital para 2030.

As recomendações para Portugal – e os restantes Estados-membros - estão incluídas no primeiro relatório sobre o estado da Década Digital, que Bruxelas hoje divulgou.

No que respeita à rede 5G, a cobertura em Portugal (70%) está abaixo da média da União Europeia (UE 81%), apelando o executivo comunitário à “continuação dos esforços em matéria de infraestruturas de conectividade, acelerando as que apoiam a cobertura 5G”.

Também a digitalização dos serviços públicos deve ser acelerada, para que seja atingida a meta de 100%, com os serviços 'online' para cidadãos a registarem uma taxa de 78% e para as empresas de 82.

Bruxelas nota ainda que, apesar dos progressos feitos em matéria de competências digitais básicas, é necessário acelerar o ritmo e contribuir significativamente para o objetivo da Década Digital: 80% das pessoas entre 16 e 74 anos e atingir os 20 milhões de especialistas ICT até 2030.

Atualmente, 55% da população com idades compreendidas entre os 16 e os 74 anos possui, pelo menos, competências digitais básicas, ao passo que apenas 29% possui competências digitais acima do nível básico.

Em relação à digitalização das empresas, 70% das PME em Portugal tinham, pelo menos, o nível básico de intensidade digital, ligeiramente acima da média da UE (69%), em 2022.

No geral, Bruxelas espera “que Portugal dê um contributo positivo para os esforços coletivos para atingir os objetivos da Década Digital da UE.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+