Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Anacom pede "contenção" aos operadores de telecomunicações. Preços estão 21% acima da média da UE

13 nov, 2023 - 14:49 • Diogo Camilo

Entidade reguladora das comunicações alerta para o aumento do custo de vida e recomenda a operadores "a devida contenção" em novas adesões e nos contratos em vigor.

A+ / A-

A Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom) pediu esta segunda-feira “contenção” aos operadores nos aumentos dos preços nas comunicações para tarifários e novas adesões, considerando que existem “razões económicas e sociais de relevo” que devem ser ponderadas.

A entidade reguladora alerta para uma “situação de pressão inflacionista e aumento do custo de vida”, estando previsto para este ano uma variação anual de 4,6% para o índice de preços no consumidor.

“Recomenda por isso que adotem a devida contenção em eventuais aumentos de preços que venham a ocorrer, quer em tarifários disponíveis para novas adesões, quer nos contratos em vigor, de modo a assegurar o efetivo acesso ao serviço por parte dos utilizadores finais a estes serviços”, indica a Anacom em comunicado.

A entidade reguladora aponta que os preços em Portugal estão 21,1% acima da média na União Europeia e emite algumas recomendações às empresas do setor da comunicação, dando conta de um contexto em que mais de 40% da população portuguesa está em risco de pobreza.

Entre as recomendações está o evitar do aumento de preços como instrumento para persuadir consumidores a aceitar novas fidelizações, a redução contratual sem penalização ou a disponibilização de ofertas mais simples.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+