Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Web Summit 2023

Europa prepara-se para ter aviões a energia solar que voam sozinhos

15 nov, 2023 - 17:18 • Cristina Nascimento

Acordo de financiamento no valor de 30 milhões de euros foi assinado na Web Summit entre a empresa Skydweller Aero e o Banco Europeu de Investimento. Aparelhos podem levar carga até 400 quilos e podem ser usados para fins militares ou civis.

A+ / A-

A empresa de origem espanhola Skydweller Aero vai receber um financiamento de 30 milhões de euros do Banco Europeu de Investimento (BEI) para a produção de aviões autónomos “com capacidade para voar durante vários dias”, alimentados a energia solar.

O contrato foi assinado na Web Summit e é considerado “um projeto importante que junta a transição verde e a necessidade de meios de transporte sustentáveis”, disse Ricardo Mourinho Félix, vice-presidente do BEI.

Os aparelhos podem levar cargas até 400 quilos, podem ser usados quer para fins militares ou civis, explicou também Robert Miller, presidente executivo da empresa. Os aviões podem também, por exemplo, transportar antenas e outro tipo de equipamento, contribuindo para melhoria de comunicações em cenários difíceis como, por exemplo, fogos florestais.

Ricardo Mourinho Félix diz que "estes aviões podem ser extremamente úteis" em áreas como a desflorestação, captura de dióxido de carbono. O vice-presidente do BEI destacou ainda tratar-se de financiamento “verde” em "atividades que são realmente ‘verdes’”.

O responsável do BEI lembrou também que os objetivos de descarbonização para 2050 apenas serão alcançados com novas tecnologias, como as que estão por trás deste tipo de aparelhos. Mourinho Félix reconheceu que “com as tecnologias que temos hoje disponíveis, a neutralidade carbónica em 2050 não é possível".

“É necessário o desenvolvimento de tecnologias que produzam uma economia sustentável e, ao mesmo tempo, justa, que beneficie todos os seres humanos", rematou.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+