Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Banco de Portugal não exige o pagamento de serviços com cartão

15 dez, 2023 - 16:34 • Sandra Afonso , Miguel Marques Ribeiro

O supervisor garante que a decisão de restringir o pagamento de serviços aos detentores de cartão bancário é da “exclusiva responsabilidade” da SIBS e dos prestadores de serviços.

A+ / A-

O Banco de Portugal garantiu esta sexta-feira que não está a exigir o pagamento de serviços com cartão a partir de 2024.

Em comunicado, o gabinete de Mário Centeno esclarece que apenas determinou que se alargassem os meios de pagamento dos serviços, também à rede Multibanco. Foi deixada à SIBS, a empresa que gere a rede, “a melhor forma de o fazer”.

Para que não haja dúvidas, a nota do supervisor acrescenta ainda que, “de entre os requisitos cujo incumprimento importava corrigir, não se incluía a obrigatoriedade de detenção de um cartão para pagamentos de serviços, pagamentos ao Estado e carregamentos de telemóveis no homebanking das instituições”.

O Banco de Portugal conclui que a exigência de um cartão para continuar a pagar estes serviços online é da “exclusiva responsabilidade” da SIBS e dos prestadores de serviços.

O esclarecimento do Banco de Portugal surge na sequência de comunicações que as entidades bancárias estão a enviar aos seus clientes com novas regras para a realização de pagamentos nos canais digitais.

Os bancos querem que, a partir de 1 de janeiro, diversos tipos de pagamentos estejam disponíveis apenas para quem possui um cartão bancário, algo que não acontecia até agora.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+