Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Eletricidade aumenta 3,7% em janeiro

15 dez, 2023 - 20:02 • Ricardo Vieira

Aumento na fatura pode ultrapassar os três euros para uma família com dois filhos, indica a estimativa da ERSE.

A+ / A-

A eletricidade vai aumentar 3,7% a partir de 1 de janeiro no mercado regulado, anunciou esta sexta-feira a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

A medida vai abranger os 936 mil clientes do mercado regulado e os que, estando no mercado livre, optaram pela tarifa equiparada.

"Este acréscimo tarifário, superior ao anunciado em outubro, deve-se a um maior diferencial de custo da produção com remuneração garantida (PRG), do que o inicialmente previsto", explica a ERSE, em comunicado.

Para ilustrar o impacto do aumento médio de 3,7% no mercado regulado, entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos apresenta alguns exemplos:

  • Casal sem filhos [potência 3,45 kVA, consumo 1900 kWh/ano]: passa a pagar 37,67 euros (mais 1,05 euros)
  • Casal com dois filhos [potência 6,9 kVA, consumo 5000 kWh/ano]: passa a pagar 95,70 euros (mais 3,27 euros)

A ERSE ressalva que os consumidores com tarifa social "beneficiarão de um desconto de 33,8% sobre as tarifas de Venda a Clientes Finais, de acordo com o estabelecido pelo Despacho n.º 10557/2023, de 16 de outubro".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+