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Visitar Portugal “não é turismo, é futurismo”

03 jan, 2024 - 15:16 • Sandra Afonso

É a mensagem da nova campanha do Turismo de Portugal, já lançada no estrangeiro, com 12 resoluções para o turista do futuro, um mercado onde Portugal quer ser líder.

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No último dia de 2023 o Turismo de Portugal renovou o convite no mercado externo para que visitem o país, através da nova campanha: “Visit Portugal. It’s not tourism. It’s futourism.” Uma campanha para “colocar Portugal na liderança do turismo do futuro”.

O filme propõe 12 resoluções de Ano Novo para o turista do futuro. Segundo o Turismo de Portugal, é “mais do que uma campanha, é uma iniciativa que ambiciona mobilizar as pessoas e transformar as suas viagens em experiências autênticas e sustentáveis, por isso, capazes de gerar um impacto positivo nos territórios, no ambiente e nas comunidades”.

A campanha é dirigida ao mercado interno e externo e o filme “futourism” está realizado em cinco línguas. Os mercados prioritários são a Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França, Reino Unido e Portugal.

A mensagem será transmitida através “dos meios digitais mais relevantes e usando uma variedade de formatos de vídeo de grande impacto”.

Depois de um ano recorde no Turismo nacional, que fechou 2023 com receitas de 25 mil milhões de euros, a primeira campanha de 2024 quer colocar “a sustentabilidade e a autenticidade no centro da estratégia de promoção”.

A nova mensagem convida todos - destinos, organizações e turistas – para a construção de “um turismo mais inclusivo, sustentável e responsável e convida quem visita a “adotar uma nova forma de viajar, a viver por dentro o que visita, a mergulhar de alma e coração nos locais e tradições, a procurar menos padronização e mais humanidade”.

O Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, lembrou hoje que “Portugal tem como desafio crescer bem, em todo o território, e ao longo de todo o ano, mas de uma forma sustentável, autêntica e genuína, gerando valor para os territórios e para as pessoas”.

Também presente na apresentação da nova campanha, Lídia Monteiro, Vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, sublinhou que “é altura de convidar os turistas a serem parte ativa na construção de um turismo de futuro que implica um maior equilíbrio entre viajantes e residentes, entre territórios do litoral e do interior, entre o turismo, a cultura e a natureza”.

Foi ainda apresentado o balanço de 2023, que segundo os dados até novembro, registou os melhores resultados turísticos de sempre no país. Foram registados mais de 73 milhões de dormidas e 23,7 mil milhões de euros de receitas, o que corresponde a aumentos de 9,7% e 37,6%, respetivamente, face a 2019.

Para 2024 o Secretário de Estado do Turismo Comércio e Serviços, aponta a necessidade de valorização dos profissionais do turismo, o apoio às empresas para a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentado e equilibrado do turismo e dos territórios.

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