Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Deco avisa: MEO, NOS e Vodafone aproveitam aumentos para prender clientes

10 jan, 2024 - 10:00 • Cristina Nascimento

Operadoras de telecomunicações atualizam tabelas em fevereiro. Defesa do consumidor lamenta que em Portugal os preços aumentem, em vez de diminuir, como é tendência no resto da Europa.

A+ / A-

As operadoras de telecomunicações aproveitam as atualizações de preços anuais para prolongar períodos de fidelização dos clientes.

Em causa está uma prática que, segundo a Deco, é transversal à NOS, Meo e Vodafone.

Os clientes são contactados com propostas de melhoria do serviço, como forma de evitar o aumento indexado à inflação, descreve Luis Pisco, da associação de defesa do consumidor.

“É normal, infelizmente, que as operadoras aproveitem a boleia dos avisos dos aumentos para tentar contactar e aliciar os seus clientes, a permanecer num outro tarifário, com outro tipo de condições, por um preço mais agradável e uma nova fidelização durante 24 meses”, descreve.

Este especialista refere que esta é “uma prática deliberada” para renovar fidelizações dos clientes “não lhes permitindo, de alguma forma, mover para outros operadores”.

As operadoras apresentam as novas propostas numa altura em que os clientes ainda não sabem com exatidão qual é o aumento que vai ser aplicado e por isso não podem comparar preços, uma prática que não sendo ilegal, esclarece, são “práticas comerciais um pouco desleais”.

Nestas declarações à Renascença, Luis Pisco lembra que os aumentos no setor das telecomunicações, em 2024, “irá eventualmente ser de 4,6%, segundo os avisos que fizeram, de acordo com o IPC [Índice de Preços do Consumidor].”

“Se nós somarmos o aumento que houve de 7,8 o ano passado, temos um aumento quase brutal de quase 13% em apenas dois anos e que vem de alguma forma demonstrar que, em Portugal, ao contrário do resto da Europa, o preço das comunicações, em vez de descerem, continuam a subir de uma forma gritante“, lamenta Luís Pisco.

A Deco acrescenta que um dos problemas do setor é “falta de concorrência”.

“Existem basicamente três operadores que dominam o mercado, que têm um conjunto de práticas muito semelhantes e preços também muito semelhantes e que não permitem, de facto, ao consumidor beneficiar de um mercado aberto e concorrencial de comunicações, em que possam ir saltando de operadora e tarifário conforme as melhores ofertas comerciais e com uma concorrência de facto transparente e aberta”, descreve.

Luis Pisco acrescenta que a dimensão do mercado português não é justificação para o que considera ser falta de concorrência, garantido que noutros países “mais pequenos” e com “uma população menor”, por exemplo Bélgica, Países Baixos ou Dinamarca, têm “cinco, seis, sete, oito operadores”, com “ofertas apetecíveis”.

A Deco atribui ainda algumas responsabilidades ao legislador, lembrando que há cerca de dois anos, quando foi transposto o Código das Comunicações, podia “ter ido mais longe” e não foram acolhidas as propostas da entidade reguladora – a ANACOM – e da Deco no sentido de criar melhores condições para o consumidor poder fazer uma mudança de operador “mais rápida e menos onerosa”.

A Renascença contactou as três principais operadoras.

Fonte da Vodafone Portugal esclarece que os seus clientes vão conhecer os aumentos dos tarifários a 15 de janeiro e garante que “não se revê em qualquer acusação de prática desleal”. Já a Meo assegura que a informação sobre atualização de preços foi prestada aos seus clientes, de acordo com as "cláusulas contratuais validadas pela ANACOM" e rejeita “qualquer prática desleal”.

Na mesma linha, a NOS garante a "informação sobre esta atualização de preços foi prestada a todos os clientes, durante o mês de dezembro" e que "não se revê nas acusações da DECO”.

[notícia atualizada às 12h11]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Gomes Dias
    12 jan, 2024 Figueira Da Foz 09:44
    É lamentável o oportunismo destas empresas, tendo em conta a situação de precariedade, em que vive a grande maioria da população portuguesa. Pior ainda o governo da República, que se submete de forma vergonhosa, à soberba desta gente. Já era mais que tempo de meterem esta gente na ordem. Mas, como comem à mesma mesa. Pouco à a esperar de gente comprometida com o capital. Espero que se lembre disso, quando forem votar.
  • Mário Cardoso
    11 jan, 2024 Porto 22:14
    Na minha opinião é Um roubo e concertação de preços. Culpa do governo que não cria e impõe legislação ou alternativas a estes ladrões.
  • Jose
    11 jan, 2024 Coimbra 21:12
    QUAL O MOTIVO DE SER OBRIGADO A FICAR 24 MESES COM A MESMA OPERADORA? NO PRIMEIRO CONTRATO ATE POSSO E TENDER PELOS EQUIPAMENTOS INSTALADOS MAS DEPOIS MUDAM 10 CENTIMES OH DAO 1 GIGA DE INTERNET E FICAMOS DE NOVO AMARRADOS POR MAIS 24 MESES SE ISSO NAO E ENGANAR OS CLIENTES E ABUSO DE PODER O QUE SERA
  • Antonio Dias
    11 jan, 2024 Braga 20:47
    Sou cliente MEO e pago 80€ mês queriam renovar o contrato para 98€ pelos mesmos serviços. O aumento era superior a 22% .
  • Juvenal Mónica
    11 jan, 2024 Beja 19:02
    Estamos em portugal onde impera a vigarice provocada pelos 240 incompetentes que se dizem deputados
  • Maria
    11 jan, 2024 Rio mouro 18:42
    Sou doente omcologica necessito comunicacoes p chmadas hospital compedico tou pagar mais do que recebo pencao ddefeciente pensiunista n deveriam ter um descomto maia acessível p doentes...
  • Júlio Augusto Ribeir
    11 jan, 2024 Alfândega da Fé 18:27
    O porquê do aumento se eu fasso um contrato por 24 meses e depois ao fim de um ano é aumentado? Gostaria que me informassem se poderei anular a fidelização. Obrigado
  • Luís Roca De Almeida
    11 jan, 2024 Massamá Norte 18:13
    Não vale a pena reclamar é o país que temos. O culpado deste assalto é quem Iegisla ou seja, o governo que permite este assalto ao bolso do Zé Paga e não bufes
  • VITOR RUI CARVALHO C
    11 jan, 2024 cotovios - Sao Joao dos Montes 13:47
    Só estou a espera de 10 Maio de 2024 .
  • Ana Dolor
    11 jan, 2024 Lisboa 12:59
    A NOS diz que informou os clientes no entanto apenas vem esta indicação na fatura de Dezembro (a letras pequeninas como costume e no meio das folhas passando quase despercebida): "Nos termos das cláusulas 5.5. e 10.2. das condições gerais do contrato, a 1fev24, os preços dos serviços serão atualizados com base na taxa de inflação anual (variação média do IPC) a publicar pelo INE. Consulte a partir de 23jan os preços atualizados em nos.pt/tlv \ Tarifa Social Internet: nos.pt/TSI" Na prática pouco diz dos aumentos que irá aplicar.

Destaques V+