Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

FMI prevê "aterragem suave" da economia mundial em 2024

12 jan, 2024 - 14:56 • Lusa

Em outubro, o FMI anunciou esperar um crescimento de 3% para este ano, próximo do previsto para o ano anterior.

A+ / A-

O Fundo Monetário Internacional (FMI) espera uma "aterragem suave" da economia mundial este ano, após um crescimento em 2023 mais sólido do que o antecipado, afirmou esta quinta-feira a diretora de comunicação da instituição, Julie Kozack.

No fim do mês, o FMI deve publicar uma atualização das suas previsões sobre a economia mundial, três meses após o relatório divulgado em meados de outubro, durante uma reunião que decorreu em Marraquexe (Marrocos).

"A nossa previsão é que devemos caminhar para uma aterragem suave da economia mundial. Esperamos que a resiliência persista, mas ainda há desafios a resolver", disse em conferência de imprensa Kozack.

Em outubro, o FMI anunciou esperar um crescimento de 3% para este ano, próximo do previsto para o ano anterior.

Ao longo de 2023, o FMI reviu em alta os números, graças ao desempenho positivo da atividade económica mundial, em particular dos Estados Unidos, num contexto de forte inflação e de subida rápida das taxas de juro.

Para o FMI, existe "um risco de divergência" entre diferentes países ou grupos de países, "com o risco de os países de baixos rendimentos ficarem ainda mais atrasados. Têm mais dificuldade em recuperar de uma série de choques, entre a pandemia e a brutal subida de preços da energia e dos alimentos", segundo Kozack.

Tópicos
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+