Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Algarve

Obras de 23 milhões arrancam na nova marina de Vilamoura, que vai receber 68 iates de luxo

23 jan, 2024 - 18:45 • Sandra Afonso

A atual marina do concelho de Loulé é considerada um dos “ex-libris” do Algarve, mas já foi construída há 50 anos.

A+ / A-

Arrancaram esta terça-feira as obras em Vilamoura, para receber iates até 40 metros, que, neste momento, não têm onde ficar ao longo da costa portuguesa e acabam por atracar em Espanha. A obra deverá estar concluída até setembro deste ano.

A atual marina do concelho de Loulé é considerada um dos “ex-libris” do Algarve, mas já foi construída há 50 anos. A nova infraestrutura é altamente diferenciadora para o destino e vem responder a necessidades evidentes do mercado em relação a embarcações de grande porte, que atualmente passam ao largo da costa", defende Isolete Correia, administradora da Vilamoura World e principal responsável pelo projeto.

Está prevista a instalação de três pontões, com 68 postos de amarração, "dotados com as tecnologias mais recentes capazes de contribuir para o conforto dos utilizadores e a sustentabilidade ambiental": um sistema de 'pump-out' (escoamento) individual para todas as embarcações, para a recolha de águas residuais; pontos de carregamento para embarcações elétricas; a monitorização e gestão remota dos consumos de água e eletricidade; está ainda a ser estudada a implementação de sistemas de dessalinização e geração de energia fotovoltaica para abastecimento de água e eletricidade.

A atual marina mantém mais de 800 lugares para embarcações de menor dimensão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+