Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Exportações e importações caem em 2023

09 fev, 2024 - 11:51 • Redação

O défice da balança comercial recuou.

A+ / A-

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou, esta sexta-feira, os primeiros dados anuais de 2023 relativos às exportações e importações, que diminuíram em 1,0% e 4,1%, respetivamente. O défice da balança comercial baixou para 27.356 milhões, tendo diminuído 3.727 milhões de euros.

Excluíndo combustíveis e lubrificantes, as exportações e importações aumentaram 1,0% e 1,6%, respetivamente, tendo o défice da balança comercial destes produtos aumentado em 800 milhões de euros face ao ano anterior, atingindo 20.300 milhões de euros.

"No último mês de 2023, destaca-se o acréscimo nas exportações de Fornecimentos industriais (+5,2%), com especial incidência nos Medicamentos, e os decréscimos nas importações de Fornecimentos industriais (-12,8%) e de Combustíveis e lubrificantes (-16,5%), que se ficou a dever, neste último caso, às diminuições em volume (-21,9%) e em valor (-60,7%) do Gás natural, refletindo, sobretudo, a descida do preço deste produto (-49,7%)", pode ler-se no relatório do INE.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+