Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Economia portuguesa melhora excedente externo em janeiro

21 mar, 2024 - 15:35 • Lusa

A economia portuguesa apresentou um excedente externo de 1.071 milhões de euros em janeiro, quase o dobro do excedente de 514 milhões de euros de janeiro de 2023.

A+ / A-

A economia portuguesa apresentou um excedente externo de 1.071 milhões de euros em janeiro, quase o dobro do excedente de 514 milhões de euros de janeiro de 2023, disse esta quinta-feira o Banco de Portugal (BdP).

A balança de bens e serviços teve, em janeiro, um saldo positivo de 360 milhões de euros, que compara com o saldo negativo de 127 milhões de euros do mesmo mês de 2023. O Banco de Portugal diz que este "foi o primeiro saldo excedentário num mês de janeiro desde 2016".

Para este resultado contribuiu a redução de 297 milhões de euros no défice da balança de bens para 1.469 milhões de euros (explicada sobretudo pela redução das importações, de 288 milhões de euros, e pelo aumento das exportações, de 9,0 milhões de euros).

Contribuiu ainda o aumento de 190 milhões de euros no excedente da balança de serviços para 1.830 milhões de euros. As exportações de serviços aumentaram 8,6% e as importações cresceram 5,8%.

O Banco de Portugal diz que o aumento das exportações se deve sobretudo ao contributo das viagens e turismo para 1.412 milhões de euros, valor que é "o mais elevado da série para um mês de janeiro".

Ainda em janeiro, houve um excedente de 26 milhões de euros da balança de rendimento primário, excedente de 497 milhões de euros da balança de rendimento secundário e excedente de 187 milhões de euros da balança de capital.

O aumento da capacidade de financiamento da economia portuguesa em janeiro levou a um saldo positivo da balança financeira de 593 milhões de euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+