Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

À boleia do TGV. Valor dos concursos de obras públicas sobe 173% até fevereiro

22 mar, 2024 - 13:35 • Lusa

Montante total dos concursos de empreitadas de obras públicas promovidos até fevereiro atingiu 2.624 milhões de euros.

A+ / A-

O montante total dos concursos de empreitadas de obras públicas promovidos até fevereiro atingiu 2.624 milhões de euros, mais 173% que em 2023, num impulso que se deve à linha ferroviária de alta velocidade, anunciou esta sexta-feira a AICCOPN.

Segundo o mais recente "Barómetro das Obras Públicas" da AICCOPN -- Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas, este "significativo aumento de 173%" deve-se, essencialmente, "à abertura de um concurso para a Concessão da Linha Ferroviária de Alta Velocidade, no montante de 1.661,4 milhões de euros, valor que corresponde a 63% do total promovido".

Em janeiro deste ano, a variação homóloga ultrapassou o triplo (212%) do primeiro mês de 2023, muito devido ao mesmo valor desse contrato para a ligação ferroviária de alta velocidade entre Porto (Campanhã) e Oiã.

Quanto ao volume total dos contratos de empreitada de obras públicas celebrados nos primeiros dois meses do ano, até 15 de fevereiro foram reportados 414 milhões de euros no Portal Base, "o que representa um acréscimo de 15% em termos de variação homóloga temporalmente comparável".

Segundo a AICCOPN, os contratos de empreitadas celebrados no âmbito de concursos públicos até fevereiro situaram-se nos 321 milhões de euros, mais 6% do que nos primeiros dois meses de 2023.

Relativamente aos contratos celebrados em resultado de ajustes diretos e consultas prévias, observou-se um acréscimo homólogo de 18% para um total de 62 milhões de euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+