Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Gás natural. Fatura sobe 6,9% em outubro no mercado regulado

29 mai, 2024 - 20:59 • Lusa

A medida vai abranger cerca de 450 mil consumidores, indica a ERSE.

A+ / A-

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou um aumento de 6,9% nos preços do gás natural para as famílias que estão em mercado regulado, a partir de 1 de outubro e até 30 de setembro de 2025, foi esta quarta-feira anunciado.

A medida vai abranger os cerca de 450 mil consumidores que permaneciam, no final de março de 2024, no mercado regulado.

"No mercado regulado, os preços de venda a clientes finais para consumos inferiores ou iguais a 10.000 m3 [metros cúbicos] /ano, essencialmente consumidores domésticos, apresentam uma variação tarifária de +6,9%, face ao ano gás 2023-2024, mantendo-se a proposta inicial apresentada pela ERSE", indicou.

De acordo com o regulador, o impacto na fatura do gás natural, incluindo taxas e impostos, "para as tipologias de consumo mais representativas (casal sem filhos e casal com dois filhos), traduz-se num aumento entre os 0,88 e os 1,68 euros na fatura mensal".

Com esta decisão de tarifas, os preços de venda a clientes finais do mercado regulado observarão, no conjunto dos últimos cinco anos, uma variação média anual de +3,3% no preço final.

De acordo com a ERSE, "os preços de venda a clientes finais do mercado regulado observarão, no conjunto dos últimos cinco anos, uma variação média anual de +3,3% no preço final".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+