Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

​União Europeia

Investimento público em educação cai desde a pandemia

02 jul, 2024 - 18:59 • Cristina Nascimento

Estados-membros da UE investiram 9,5% da despesa pública no setor da educação, em 2022, um valor que, em 2019, era de 10,1%.

A+ / A-

O investimento público em educação na União Europeia “ainda não recuperou da Covid-19”. A afirmação parte da comissária europeia para a Educação, Iliana Ivanova, no prefácio do relatório sobre investimento na educação.

A documento, conhecido no fim do mês de junho, aponta para um recuo na ordem de seis décimas do total da despesa pública dos 27.

Segundo o relatório, em 2022, os 27 investiram 9,5% da despesa pública no setor da educação, um valor que, em 2019, era de 10,1%.

Portugal acompanha esta tendência, mas de forma mais agravada. Em 2019, 10,5% da despesa pública portuguesa era aplicada no setor da educação, um valor que em 2022 caiu para 9,8%, uma quebra de sete décimas.

Ainda de acordo com o documento, quase 40% da despesa pública dos 27 é para o setor da proteção social. A segunda fatia maior vai para a saúde, com 15,5%.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+